Mar, Portugal
Esposende, N13 21
N/A
Bom ambiente .zona calma.
like
Lindíssima
No ano de 1894 o Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria cedeu à Junta da Paróquia de S. Bartolomeu os terrenos onde haveria de se edificar a atual Igreja Paroquial. As obras começaram em 1906 e foram concluídas seis anos mais tarde, 1912. De então até à atualidade, muitas obras pontuais têm sido realizadas, mas, no essencial, a igreja é a do início do século XX. Já reparou que a porta está voltada a nascente, e a cabeceira, com o altar-mor, voltada a poente. Exatamente ao contrário do que é costume nas igrejas. No interior pode admirar os quadros que representam a via-sacra, dispostos nas paredes laterais. Vale ainda a pena observar os vários nichos e altares, com as suas imagens. Deslumbre-se também com os tectos. Vale a pena entrar, apreciar, e... rezar.
Fui no dia 25 de agosto. Andores espetaculares. E ainda havia frangos pretos e doces de romaria
Local das festividades dedicadas a São Bartolomeu. Desde o século XVI que a Romaria de São Bartolomeu do Mar é conhecida pelo transporte do pito preto pelos pais e pelas crianças dando três voltas à igreja e que passem outras tantas vezes por baixo do andor. O acto seguinte leva que vão à praia furar as ondas do mar num número impar, naquele que é chamado o banho santo. Esta é uma das romarias maiores do norte do país com uma procissão que apesar de ter apenas dois quilómetros que leva da igreja à praia e o percurso inverso demora cerca de duas ou três horas tendo centenas de figurantes que reconstituem episódios bíblicos. Todos os dias de festas é registado um magnifico fogo de artifício pela meia noite antecedido por concertos de grupos musicais.
Igreja muito bonita e modernizada. Tem boa área e muito bem decorada. Pessoas muito acessíveis. Tem bom estacionamento.
Romaria tradicional e secular, a 24 de agosto, onde o religioso e o profano se cruzam de forma peculiar (banho santo, romaria com a galinha preta)
Deli
The best companies in the category 'Deli'